Chamado

  • Release Date Jan 01 1970
  • Genres
  • Artist Chamado

“Dois músicos jovens e experientes, Rodrigo Ursaia e Lupa Santiago, decidiram juntar-se num CD em que fica nítido sua conexão e compreensão do que caracteriza a música instrumental brasileira de hoje. Calcado no seu talento, em sua técnica e no admirável entendimento sonoro de ambos, refletido no grupo, o encontro resulta num trabalho instrumental que honra o musico brasileiro.” Zuza Homem de Mello fevereiro/2015.

No recém-gravado CD Chamado, o guitarrista Lupa Santiago e o saxofonista Rodrigo Ursaia unem-se ao pianista André Marques, ao contrabaixista Bruno Migotto e ao baterista Vitor Cabral para apresentar em formato de quinteto composições autorais. Os temas refletem as diversas influências de suas carreiras e as várias afinidades musicais e pessoais entre os dois instrumentistas. Conhecendo-se desde a adolescência, ambos estudaram jazz nos EUA e dedicaram-se intensamente à música brasileira, sedimentando carreiras sólidas no campo da música instrumental tanto no Brasil como no exterior.

No repertório estão músicas inspiradas nessas relações: Dom do Samba, de Lupa Santiago, homenageia o grande pianista brasileiro Dom Salvador, residente há muitos anos em Nova York, com quem Rodrigo tocou por vários anos e que apadrinha o CD. Vila Madalena, de Rodrigo Ursaia, inspira-se na atmosfera do bairro onde o saxofonista viveu por muito tempo. The Bear, de Lupa, é uma brincadeira com o próprio sobrenome do parceiro, Ursaia – carinhosamente conhecido como “Urso”. Lupa Santiago possui uma discografia significativa, tendo gravado com grandes nomes nacionais e internacionais como os renomados saxofonistas norte-americanos Jerry Bergonzi e David Binney. Rodrigo Ursaia teve uma vivência de 12 anos em Nova York, tocando e gravando com vários artistas, e integrando os grupos de Rosa Passos e Dom Salvador, com os quais fez várias turnês internacionais. André Marques toca há 20 anos no grupo de Hermeto Pascoal, além de liderar projetos importantes na cena instrumental brasileira como a Vintena Brasileira e o Trio Curupira. Os jovens Bruno Migotto e Vitor Cabral são muito ativos na cena musical paulistana e nacional, tendo já se apresentado e gravado com grandes nomes como Wilson das Neves, Arismar do Espírito Santo, Claudio Roditti, Filó Machado e Ed Motta entre outros.

Esses músicos se mantêm em uma busca incessante por uma identidade sonora pessoal e brasileira, levando em consideração as mais diversas influências do cenário mundial da música instrumental contemporânea. As composições – de Lupa, Rodrigo e André – refletem a dedicação e imersão desses músicos nas linguagens do jazz, jazz contemporâneo, samba, choro e outros gêneros brasileiros. Lupa, Rodrigo e André dedicam-se ainda ao ensino de música na mesma faculdade.

Compre o CD físico: Aqui